Deviant Login Shop
 Join deviantART for FREE Take the Tour
×

:iconark4n: More from ark4n




Details

Submitted on
May 23, 2012
File Size
3.5 KB
Link
Thumb

Stats

Views
519
Favourites
19 (who?)
Comments
16
Downloads
13

License

Creative Commons License
Some rights reserved. This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 License.
×

Depois do silêncio


Por Luiz Eduardo Borges

Assim como tantas outras civilizações, aquele povo antigo tinha um mito que explicava a criação do mundo. Geração após geração aprendiam que o universo inteiro foi criado através de música. Da mesma forma que a música preenche o silêncio com beleza, um dia, as vibrações harmônicas de uma composição criaram estruturas no que antes era o vazio. Essas vibrações reverberariam até hoje em toda a matéria, sentidas na forma de calor. Ninguém sabia quais eram as notas que fizeram o milagre. Por isso havia o receio que, se tocadas de trás para diante, elas poderiam desfazer tudo o que foi feito.

Cientes da lenda, os xamãs, em um tempo antes do surgimento da escrita, decidiram se apossar de toda a música para si. Convenceram os líderes das aldeias que era perigoso que ela fosse usada por qualquer um, pois a composição do fim do mundo podia ser executada involuntariamente. Sendo assim, a arte musical foi banida, instrumentos musicais eram proibidos e mesmo ensinar ou falar sobre ela era reprimido, se tornando o maior tabu.

Mas alguns não aceitavam a proibição. Munidos de vontade e curiosidade e tendo como defesa o segredo, eles construíam instrumentos, e ensinavam uns aos outros o que descobriam. Por fim, eles faziam encontros escondidos para tocar suas composições para seus semelhantes, como se comemorando pequenas vitórias em praticar o que não era permitido.

Certo dia, um garoto descobriu que soprando através de um chifre de animal era possível emitir um som poderoso como ele nunca havia ouvido antes. Ele tinha que experimentar o novo instrumento antes de mostrar para os outros, porém longe de sua aldeia, em um lugar em que os xamãs não poderiam ouvir. Escolheu uma clareira, de onde era possível avistar sua aldeia de longe, assim ele saberia se alguém se aproximasse. Empolgado, ele tocou até a noite, se esquecendo da vida monótona da aldeia e se surpreendendo a cada descoberta de um novo nuance.

Ao fim de uma melodia, ele percebeu que as estrelas desapareceram. Ele disse para si mesmo "devem ser nuvens". Continuou tocando, então as montanhas distantes sumiram. A expressão em seu rosto não era mais a mesma, enquanto um pensamento preocupante passou pela sua cabeça: seria a lenda verdadeira? Ele parou de tocar, mas a sua aldeia desapareceu da mesma forma que as montanhas, em uma escuridão absoluta. Ele começou a soprar desesperadamente o chifre, numa tentativa de desfazer o que antes que achava impossível, enquanto tentava a sequência que havia tocado antes. Imaginou o líder da aldeia, os xamãs, os camponeses, várias pessoas que ele conhecia, tendo o mesmo destino, pois o vazio não se importa com diferenças. A escuridão densa e silenciosa se aproximou dele mais ainda, deixando apenas uma ilha de existência, pouco maior que uma canoa, no meio do nada. Ele gritou para si tremendo "não fui eu, não tenho culpa! É apenas uma coincidência!". Mas aquele pequeno fragmento do universo encolheu ainda mais, ele começou a chorar, não porque suas mãos começaram a desaparecer junto com seu precioso chifre, mas porque não existia mais ninguém para assistir ao fenômeno. Ele estava completamente sozinho, mas ele já não sabia direito se tudo que ele conhecia realmente existiu, pois suas memórias e pensamentos estavam sendo apagados também. Só sobrou então o vazio, a matéria escura, que aguarda em estado de animação suspensa pela próxima melodia.
Em português:

É o primeiro conto que escrevo.

Obrigado por ler!

In English:

It's the first short story I write.

Thanks for reading!
Add a Comment:
 

The Artist has requested Critique on this Artwork

Please sign up or login to post a critique.

:icontinynerdgirl:
TinyNerdGirl Featured By Owner Jul 2, 2013
Primeiro conto que você escreve? Caramba! :O
Reply
:iconark4n:
ark4n Featured By Owner Jul 2, 2013
Obrigado ^_^

Só escrevi dois contos até agora, os meus amigos me dizem que eu tinha que escrever mais.
Reply
:icontinynerdgirl:
TinyNerdGirl Featured By Owner Jul 3, 2013
Sim, você deveria escrever mais! ^^
Reply
:iconark4n:
ark4n Featured By Owner Jul 3, 2013
Farei isso ^_^
Reply
:iconb-jester:
B-jester Featured By Owner May 24, 2012  Hobbyist General Artist
Muito bom. Primeiro achei que seria só uma referência clara à mitologia de Tolkien, mas ficou bem além. Achei muito bom, parabéns.
Reply
:iconark4n:
ark4n Featured By Owner May 24, 2012
Obrigado!
Reply
:iconlegendary-furgaia:
Legendary-Furgaia Featured By Owner May 23, 2012  Hobbyist General Artist
that would be a living nightmare
Reply
:iconluizblack5:
LuizBlack5 Featured By Owner May 23, 2012
Muito bom, descreve muito bem o tema do concurso deste mês do grupo #LiteraturaBR. Parabéns.
Reply
:iconark4n:
ark4n Featured By Owner May 23, 2012
Obrigado!
Reply
:iconluizblack5:
LuizBlack5 Featured By Owner May 23, 2012
Por nada.
Reply
Add a Comment: